Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
07/06/2017 às 10:24
Reunião do Conselho Gestor em 2017

O Conselho Gestor do Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais da Paraíba (Farpen-PB) realizou a terceira reunião de trabalho no ano de 2017 com seus membros, a 143ª do Conselho. O encontro ocorreu, na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Corregedoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Quem preside o Farpen é o corregedor- geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz.

 

Na reunião, dentre os assuntos ordinários da pauta, foi registrada a diminuição dos nascimentos em todo o Estado da Paraíba, num percentual de 20%, fato que também gerou uma diminuição da receita de emolumentos, também em mesmo percentual.

 

Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg- PB), tabelião Germano Toscano, membro do Conselho, a diminuição dos emolumentos acontece, também, por conta da crise que atravessa nosso País.

 

Já o corregedor fez uma interpretação muito positiva da reunião do Farpen, que respalda a questão dos registrados civis na melhoria do serviço notarial no Estado. “Precisamos manter esse Fundo e a regularização cartorial e registral”.

 

Também participaram da reunião, o juiz-corregedor Herbert Lisboa, o juiz do Registro Público da comarca da Capital, Romero Feitosa, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba (Arpen-PB), Manfredo Goes, além do gerente de Fiscalização Extrajudicial, Sebastião Alves Cordeiro Júnior, o diretor-geral da Corregedoria, Sandrius da Gama Carvalho, e o secretário da Anoreg, coronel Paiva.

 

Por Marcus Vinícius

Acesse todas as Notícias [clique aqui]

MAIS LIDAS

  • 2013-03-12 16:46:17
    Saiba como tirar a certidão de nascimento e...

    Mais de meio milhão de crianças “não existem” para o governo brasileiro porque não são registradas. São 599 mil crianças nessa situação em todo o país, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

  • 2013-03-12 16:31:57
    Nomes estranhos são vetados no registro

    Um homem criou uma página no Facebook com uma campanha inusitada: dar o nome de Jaspion para seu filho Caso ele consiga reunir um milhão de internautas que cliquem no “curtir” do perfil

  • 2013-05-07 11:01:07
    Edital do concurso para vagas em cartórios será lançado d...

    Com base na Resolução nº 80 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou uma resolução que dispõe sobre as desacumulações e acumulações das serventias extrajudiciais vagas do Estado. O estudo tem o objetivo de inserir mais oito cartórios no concurso.